21 a 24 de Outubro de 2012 Centro de Convenções do Hotel Armação, Porto de Galinhas - PE


Apresentação

Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI

A 35ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação irá realizar-se nesse ano de 2012 com um tema ambicioso e de grande atualidade para a sociedade brasileira. O tema expressa a preocupação de que a Educação, como política pública social, deve contribuir para reduzir as desigualdades que marcam este país em um contexto de grande diversidade, no qual a cultura, pensada em sentido plural, deve ser respeitada. Ao mesmo tempo, o tema expressa e põe em discussão os vínculos que a Educação tem com as políticas econômicas e os projetos de desenvolvimento em disputa na sociedade.

O tema da 35ª. Reunião Anual é resultado de discussão coletiva envolvendo a Diretoria da ANPEd, o conjunto dos Grupos de Trabalho (GTs) – constituídos por pesquisadores vinculados às universidades e instituições de ensino de pós-graduação e de pesquisa – e a coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Pode parecer demasiado amplo, e o é de fato, mas ele traduz as múltiplas e diversas contribuições e inquietações presentes nos espaços de produção científica do campo. A partir do temário geral da Reunião Anual é que se estrutura sua programação. Por meio de seus respectivos coordenadores, os Gts e a coordenação do Forpred tiveram participação decisiva na programação da 35ª. Reunião Anual. Assim, a seleção dos títulos e dos nomes dos convidados que compõem a programação – desde a conferência de abertura, as sessões especiais e colóquios, os trabalhos encomendados e minicursos – foi orientada pela necessidade de responder ao grande tema. Considerando o encontro realizado no mês de março desse ano, quando foi definido, conjuntamente, o tema central da reunião – Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI –, os coordenadores de GTs cumpriram múltiplas tarefas: indicação e organização de sessões especiais; distribuição de trabalhos para análise pelos pareceristas ad hoc; avaliação, em conjunto com os pareceristas ad hoc, dos pôsteres e dos minicursos, consolidação dos resultados finais; organização da programação do respectivo Grupo de Trabalho; interlocução permanente com a Secretaria Geral para ajustes da programação. No desenvolvimento dessas ações predominaram a solidariedade e o respeito às decisões tomadas coletivamente.
Desde o ano de 2011, passamos a realizar a Reunião Anual da ANPEd em caráter itinerante. A 34ª. Reunião Anual ocorreu em Natal, Rio Grande do Norte, e agora faremos a 35ª. Reunião Anual em Porto de Galinhas, Pernambuco. A avaliação de nossos associados tem sido sempre muito positiva quanto a essa mudança, sobretudo, porque a edição de duas reuniões anuais na região nordeste foi motivada pela necessidade de contribuir para o fortalecimento da pós-graduação em Educação nas regiões norte e nordeste, a sua interiorização e a conseqüente desconcentração da pós-graduação brasileira. Estamos certos de que essa atitude solidária da comunidade científica da área de Educação muito contribuiu para tal propósito. Contudo, o caráter itinerante da Reunião Anual, se por um lado amplia substancialmente a participação dos pesquisadores e promove a irradiação da pós-graduação em educação pelo país, por outro impõe enormes sacrifícios aos responsáveis pela organização da Reunião. Esses sacrifícios são ainda maiores quando envolvem os mesmos coletivos que participam das reuniões regionais da Anped – os encontros regionais de pós-graduação e pesquisa, nossas “Anpedinhas” e o EPENN –, realizados, muitas vezes, de forma independente e apartada da Anped Nacional.
As reuniões anuais são momentos de extrema importância na vida da Associação. Contudo, a Anped, como a maior sociedade científica de Educação no Brasil, tem de responder por uma intensa agenda acadêmica e política. Nos últimos anos, a pós-graduação brasileira cresceu de forma exponencial, e o fomento à pesquisa, ainda que muito aquém do necessário, aumentou também, ampliando o quantitativo de pesquisadores em nossa área. Isso exigiu que a Anped passasse a representar um contingente bastante expressivo de pesquisadores individuais e de programas de pós-graduação.
Não podemos mais seguir com o mesmo formato de duas ou três décadas atrás. É indispensável nos adequarmos à realidade atual, às exigências resultantes do crescimento quantitativo e qualitativo de nossa área, bem como à diversificação que esse crescimento apresenta. Assim, convencidos da necessidade de mudanças é que convocamos uma Assembléia Extraordinária, para o dia 23 de outubro, durante a 35ª. RA, para promovermos as alterações estatutárias que a realidade está exigindo. É muito importante a participação de todos nesse debate, pois se trata de uma construção histórica que marca a trajetória da nossa Associação e os rumos da pós-graduação em educação no país.
Esperamos que, entre os dias 21 e 24 de outubro, possamos mais uma vez reunir pesquisadores e pesquisadoras em Educação, docentes e discentes dos 118 Programas de Pós-Graduação em Educação do país, além de convidados especiais nacionais e estrangeiros, grandes cientistas e acadêmicos de nossa área, que, com suas contribuições, poderão nos ajudar a construir um mundo melhor, em que a educação seja uma prioridade. Para esse encontro contamos com a participação de pesquisadores estrangeiros de distintos países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha e Portugal. A 35ª. Reunião Anual deverá ainda constituir-se em importante espaço de discussão política sobre os rumos da educação brasileira, no momento em que estamos lutando pela efetiva celeridade da aprovação do Plano Nacional de Educação que se encontra em tramitação no Congresso Nacional desde dezembro de 2010.
Nossa expectativa é que essa reunião contribua ainda mais para a consolidação da ANPEd na comunidade científica nacional e internacional, por sua efetiva atuação na afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação no país e na Região. A afirmação da ANPEd como uma sociedade científica tem sido marcada nos últimos dois anos pelas suas múltiplas ações e ramificações, ultrapassando as fronteiras de nossa área específica. Por meio de intercâmbios e articulações políticas com outras entidades, associações e movimentos, a ANPEd tem se firmado como importante interlocutora no cenário nacional e internacional, tanto na defesa de políticas mais adequadas à pós-graduação em educação quanto na defesa de interesses mais amplos, de uma educação democrática, inclusiva e de qualidade para todos.
A organização da 35ª. Reunião Anual da ANPEd significou um grande desafio para a atual Diretoria desta Associação e com o esforço e aposta de muitos que contribuíram decisivamente para o êxito da proposta. Tivemos o apoio e a confiança de nossos associados para que pudéssemos conduzir os trabalhos e as negociações, com vistas a buscar as melhores condições à sua realização. Contudo, sem o apoio e a determinação dos colegas da Universidade Federal de Pernambuco, sobretudo da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, o intento não teria se efetivado. Contando com a coordenação local do PPGE/UFPE, foi possível promover uma articulação envolvendo a Universidade do Estado de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Instituto Federal de Pernambuco (IFP), a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do estado de Pernambuco (SINTEPE), nossos principais colaboradores locais.  Contamos ainda com a colaboração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Estado de Pernambuco (FACEPE) e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Esses apoios puderam ser somados àqueles com os quais tradicionalmente temos contado na realização de nossas RAs: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais. Reiteramos aqui nossos agradecimentos a cada uma dessas instituições pelo apoio, a confiança e a contribuição generosa a esse evento que, a despeito de ser organizado pela comunidade acadêmica da área de Educação, tem a pretensão de ser muito mais, de constituir-se em um amplo espaço de produção, difusão e discussão do conhecimento em educação dirigido ao conjunto da sociedade brasileira.
A Diretoria