21 a 24 de Outubro de 2012 Centro de Convenções do Hotel Armação, Porto de Galinhas - PE


Imprimir
PDF

Trabalhos GT21 - Educação e Relações Etnico-raciais

GT-CÓD. TÍTULO AUTOR(ES) LINKS
GT21-1302
A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL: APONTAMENTOS PARA A ANÁLISE DE PRÁTICAS EM CURSO
WILMA DE NAZARÉ BAÍA COELHO
MAURO CEZAR COELHO
Resumo
Íntegra
GT21-1374
UMA SOCIOLOGIA DAS AUSÊNCIAS: NEGROS E CARREIRAS PRESTIGIADAS NO BRASIL
HUSTANA MARIA VARGAS Resumo
Íntegra
GT21-1602
Identidade Racial e Trajetórias de Docentes do Ensino Superior ANA AMÉLIA DE PAULA LABORNE Resumo
Íntegra
GT21-1631
QUOTAS, SIM. SÓ QUOTAS, NÃO! ANÁLISE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS DO TIPO QUOTAS PARA INDÍGENAS NO AMAZONAS
MARCOS ANDRÉ FERREIRA ESTÁCIO Resumo
Íntegra
GT21-1732
SABERES TRADICIONAIS E AS POSSIBILIDADES DE SEU TRÂNSITO PARA OS ESPAÇOS ESCOLARES
ANTÔNIO JACÓ BRAND Resumo
Íntegra
GT21-1763
Além da suposta inexistência: As sutilezas das relações raciais e suas repercussões no cotidiano escolar de jovens estudantes do Ensino Médio
FERNANDA VASCONCELOS DIAS
JUAREZ TARCÍSIO DAYRELL
Resumo
Íntegra
GT21-2047
Negros/as e brancos/as em livros didáticos de Geografia
WELLINGTON OLIVEIRA DOS SANTOS Resumo
Íntegra
GT21-2189
Uma casa de ensinar e aprender no extremo do Brasil
VERA LÚCIA DE MAGALHÃES BAMBIRRA
EDWIGES ZACCUR
Resumo
Íntegra
GT21-2117
POR UMA EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID
MARIA ELENA VIANA SOUZA Resumo
Íntegra
GT21-2312
Além do preconceito de marca e de origem:a motivação política como critério emergente para classificação racial
MOEMA DE POLI TEIXEIRA
KAIZO IWAKAMI BELTRÃO
SONOE SUGAHARA PINHEIRO
Resumo
Íntegra
GT21-2326
Mini Comunidade Obá Biyi: escolarização e educação aliadas à afirmação identitária afro-brasileira
THIAGO DOS SANTOS MOLINA Resumo
Íntegra
GT21-2398
O lúdico em uma comunidade quilombola: inspirações para a educação das relações étnico-raciais
MARIA WALBURGA DOS SANTOS Resumo
Íntegra
GT21-2540
A-IAN-MADÊ? PROCESSO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS QUILOMBOLAS NA ESCOLA DA CIDADE
MILLE CAROLINE RODRIGUES FERNANDES Resumo
Íntegra
GT21-1429
A “AUSÊNCIA-PRESENÇA” DAS QUESTÕES RACIAIS NA EJA E AS DESIGUALDADES
JOANA CÉLIA DOS PASSOS Resumo
Íntegra
GT21-1841
Sobre maçãs e sobre mangas: notas de uma pesquisa em diálogo com crianças afro-brasileiras e com a literatura
CLAUDIA ALEXANDRE QUEIROZ
MAILSA CARLA PINTO PASSOS
Resumo
Íntegra
GT21-2157
Limites e perspectivas do contrato comunicacional na prática docente no ensino de História da África e Cultura Afrobrasileira
NATALINO NEVES DA SILVA
MARILZA DE OLIVEIRA SANTOS
Resumo
Íntegra
GT21-2224
Educação para as relações étnico raciais e a formação de professores: as esperiências de intervenção no Mato Grosso do Sul
EUGENIA PORTELA DE SIQUEIRA MARQUES
WANILDA COELHO SOARES DE MORAES
HILDETE DA SILVA PEREIRA BOLSON
Resumo
Íntegra
GT21-2187
MULHERES NEGRAS E PROFESSORAS NO ENSINO SUPERIOR – AS HISTÓRIAS DE VIDA QUE AS CONSTITUÍRAM
MARIA CLARETH GONÇALVES REIS Resumo
Íntegra
GT21-1352
OS CONCEITOS DE MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALIDADE E A RESSIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO
JOSÉ LICÍNIO BACKES Resumo
Íntegra
GT21-2099
Participação e aprendizagem na educação da criança indígena
ROGERIO CORREIA DA SILVA Resumo
Íntegra
GT21-2449
Ações afirmativas e sistema de cotas: um olhar a partir do movimento negro
MARIA APARECIDA SANTOS CORREA BARRETO Resumo
Íntegra
GT21-2479
MULHERES NEGRAS: PROFESSORAS, SIM... TIAS, POR QUE NÃO? ENSAIO DE UM PROCESSO PARA ALÉM DA “DESINVISIBILIZAÇÃO DE EXISTÊNCIAS”.
DULCINEA BENEDICTO PEDRADA Resumo
Íntegra